São Nicolau foi um bispo cristão do século IV, nascido na atual Turquia, famoso por sua generosidade e milagres, sendo a inspiração para a figura do Papai Noel (ou Santa Claus), que herda dele a tradição de presentear crianças. Ele é padroeiro de vários lugares e grupos, como marinheiros, comerciantes e estudantes, e sua festa é celebrada em 6 de dezembro, data de sua morte, com tradições de colocar meias ou sapatos para receber doces e presentes.
Quem foi ele?
- Vida: Filho de pais ricos, tornou-se bispo de Mira (atual Turquia), doou sua herança aos pobres e defendeu a fé cristã durante perseguições.
- Milagres: Atribuem-se a ele diversos milagres, como acalmar tempestades e salvar pessoas de situações difíceis, sendo chamado de "Taumaturgo" (o que faz milagres).
- Morte: Faleceu em 6 de dezembro, por volta do ano 350, e suas relíquias estão em Bari, Itália.
Conexão com o Papai Noel: - Origem: A lenda de São Nicolau, que secretamente deixava ouro para um pai pobre com três filhas (jogando moedas pela chaminé ou janela), é a base da tradição de presentes.
- Evolução: A figura do "Sinterklaas" holandês (derivado de São Nicolau) foi levada para os EUA, onde se transformou no Papai Noel moderno, com trenó e renas, associado ao Natal.Tradições de São Nicolau:
- Europa: Em países como Holanda e Alemanha, no dia 5 de dezembro (véspera), crianças deixam sapatos ou meias na janela para São Nicolau encher de doces e pequenos presentes.
- Padroeiro: É protetor de diversas categorias, incluindo crianças, marinheiros, comerciantes, estudantes (em Portugal) e a Rússia.
National Geographic | Os 3 fatos históricos curiosos sobre São Nicolau, o santo que inspirou a troca de presentes de Natal (Saiba mais!)
Comentários
Postar um comentário